TRANSLATION

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Time Rio prepara atletas para os Jogos Rio 2016

Parceria entre Prefeitura e COB dará suporte para atletas com potencial para ganhar medalhas nas duas próximas edições dos Jogos Olímpicos.

O Comitê Olímpico Brasileiro (COB) e a Prefeitura do Rio de Janeiro já começaram a preparar os brasileiros que vão brigar por medalhas nos Jogos Olímpicos Londres 2012 e Rio 2016. Nesta quarta-feira, dia 3, foi lançado o “Time Rio”, projeto de investimento na preparação de atletas que receberá R$ 12 milhões nos próximos três anos. O presidente do Comitê Rio 2016, Carlos Arthur Nuzman, o prefeito Eduardo Paes e o superintendente executivo de esportes do COB, Marcus Vinícius Freire, apresentaram o projeto no Palácio da Cidade, sede da Prefeitura do Rio.

O Time Rio terá entre 10 e 13 atletas que nasceram ou treinam no Rio de Janeiro. Os quatro primeiros já estão escolhidos: Diego Hypólito (ginástica artística), Ricardo Winicki (vela), Kaio Marcio (natação) e Barbara Leôncio (atletismo). Eles receberão suporte financeiro e logístico. “Estes atletas servirão de inspiração para outros jovens. A conquista dos Jogos Olímpicos foi uma felicidade para o Rio de Janeiro. Temos uma dívida com o Movimento Olímpico, pois esta escolha permitiu a divulgação da cidade e a chegada de novos investimentos. A retribuição da Prefeitura é apoiar ainda mais o esporte brasileiro”, explicou Eduardo Paes.

O COB coordenará a parte técnica do projeto, em parceria com as Confederações Brasileiras Olímpicas, e fará o gerenciamento financeiro das ações. O Time Rio dará atenção especial à estrutura que cerca o atleta de alto rendimento – pagamento de salário de treinadores, nutricionistas e médicos; compra de materiais e equipamentos para a prática do esporte; e logística para viagens e competições. Tudo para que o atleta tenha tranqüilidade para treinar e alcançar seu melhor desempenho nas competições. “Este projeto abre a porta para que outras prefeituras sigam o exemplo. É uma iniciativa pioneira pela profundidade da atuação. Teremos desenvolvimento contínuo, seja para Londres 2012 ou para o Rio 2016”, disse Carlos Arthur Nuzman.

Além da previsão de apoio a atletas de natação, judô, canoagem, vela, taekwondo, ginástica artística e atletismo já para os Jogos de 2012, a Prefeitura do Rio e o COB vão investir também na descoberta de talentos do boxe e do ciclismo para defender o Brasil nos Jogos Olímpicos Rio 2016. Para isso, serão implantados quatro núcleos de boxe em comunidades de baixa renda, além da utilização do Velódromo do Rio, construído para os Jogos Pan-americanos Rio 2007, para a criação de uma equipe de base de ciclismo.

Barbara Leôncio, que emocionou o mundo na apresentação final da candidatura do Rio de Janeiro à sede dos Jogos Olímpicos de 2016, em Copenhague, é uma das apostas do Time Rio. Em 2007, a carioca conquistou o Mundial de menores, nos 200m, e atualmente lidera o ranking brasileiro juvenil. “Vamos ter ajuda para evoluir. Agora, não tem como o sonho da medalha olímpica não dar certo. Estou muito feliz. É um projeto espetacular”, comemorou Bárbara.

Fonte: http://www.rio2016.com.br

COB Prefeitura Diego Hypólito Time Rio Kaio Marcio Ricardo Winicki Barbara Leôncio

Nenhum comentário: